Jacuípe Veículos - Concessionária de Veículos Fiat em Feira de Santana
Trabalhe Conosco     Central de Atendimento
                                              (75) 3602-6666
Av. Presidente Dutra, 1180 - Ponto Central
CEP 40075-516 - Feira de Santana - Bahia
 
Jacuípe Veículos - Casa Fiat de Cultura expõe mais de 300 peças e obras
   NOTÍCIA
 
Casa Fiat de Cultura expõe mais de 300 peças e obras

Recontar a trajetória do povo e dos imperadores romanos por meio da arte, da arquitetura triunfal, das cerimônias de poder, da vida cotidiana, das célebres conquistas e da opulência do Império. Eis o desafio de “Roma – A Vida e os Imperadores”, exposição que marca a abertura da programação da Casa Fiat de Cultura no Momento Itália Brasil 2011-2012. De 21 de setembro a 18 de dezembro, o público apreciará mais de 300 objetos que, cada um a seu modo, representam fatos e personagens da sociedade romana nos primeiros três séculos do Império, de Júlio César (44 a.C.) e Augustus (falecido em 14 d.C.) a Septímio Severo (193-211) e seu filho Caracala (211 - 218). De Minas, a mostra segue para o Museu de Arte de São Paulo (MASP), onde permanecerá aberta ao público de 26 de janeiro a 1º de abril de 2012.

Na Mostra – cuja curadoria é assinada por Guido Clemente, professor de História Romana da Universidade de Florença, em parceria com uma comissão científica formada por renomados estudiosos e historiadores dos principais museus italianos de arqueologia –, há 370 obras originais, entre esculturas, mosaicos, joias, cerâmicas, afrescos, adornos, vestimentas e objetos do dia a dia, provenientes de importantes instituições da Itália, como o Museu Arqueológico Nacional de Florença, o Museu Nacional Romano, o Museu Nacional de Nápoles, o Antiquário de Pompéia, o Museu Arqueológico de Fiesole e a Galleria degli Uffizi.

Entre os objetos expostos, destacam-se as três paredes com afrescos da Vila de Pompéia, as estátuas de Júpiter, de Lívia (esposa de Augusto) e da deusa Isis, a Cabeça Colossal de Júlio César em mármore, máscaras teatrais, escultura de Calígula, Armadura de Gladiador, desenhos do Coliseu, a Lamparina de Ouro e cerca de 60 joias. “Essa exposição é um sonho de cinco anos, agora realizado pela Casa Fiat de Cultura, que, desde sua constituição, tem conversado com o curador, o professor Guido Clemente. Com a chegada do Momento Itália Brasil 2011-2012, os procedimentos foram acelerados. Tivemos a gratificante parceria de todas as instituições envolvidas e, finalmente, traremos ao Brasil um acervo deslumbrante, que nunca havia saído da Itália. Nada mais gratificante para um ano de comemorações”, ressalta José Eduardo de Lima Pereira, presidente da Casa Fiat de Cultura.

O professor Guido Clemente explica que a curadoria buscou privilegiar a abordagem dos imperadores de Roma do ponto de vista do exercício de seu poder e de suas diferentes personalidades. “Augusto, por exemplo, foi o modelo de respeito pela tradição; ao contrário de Nero, que quebrou todas as regras e fez do papel imperial símbolo de tirania e crueldade. Trata-se de um verdadeiro obcecado pelo luxo”, explica o curador, para quem a variedade de peças é a verdadeira riqueza da exposição, pois que permite ao visitante o acesso a um mundo complexo. “Tentamos colocar o poder imperial em perspectiva e lidar com o que o império realmente foi. Neste sentido, tratamos da vida social e familiar, da escravidão, da economia, dos hábitos diários, da religião, dos costumes, do trabalho, das casas dos ricos e da forma como os menos afortunados viviam”, afirma.

A exposição é uma realização da Casa Fiat de Cultura, do GabineteCultura e Escritório Emílio Kalil, com patrocínio da Fiat Automóveis, co-patrocínios do Bradesco e Santander, parceria da APPA e apoio do Ministério da Cultura, através da lei de incentivo à cultura, da Embaixada Italiana no Brasil e do Momento Itália-Brasil.

Fonte: Fiat

 
mais notícias
 
 
Empresa     Veículos Novos     Veículos Seminovos     Peças e Acessórios     Agendamento     Assistência Técnica     Localização     Trabalhe Conosco     Revenda
Jacuipe Veículos Ltda
Av. Presidente Dutra, 1180 - Ponto Central - CEP 44.075-516
Tel.: (75) 3602-6666 / Fax: (75) 3625-4173
Feira de Santana - Bahia
Copyright © 2010 - Diginet Informática - Todos os direitos reservados
 
 
 
  Empresas do Grupo MC